sexta-feira, 14 de março de 2008

Bela Adormecida

Houve sempre uma coisa que me fez confusão.
No conto da Bela Adormecida, a princesa pica-se e fica a dormir cem anos.
Depois aparece o príncipe, dá-lhe um beijo e ela acorda. E pronto, ficam juntos os dois.
Mas ela ficou a dormir cem anos. Ela é, pelo menos, cem anos mais velha do que o príncipe. A Bela Adormecida tem idade para ser tetravó do príncipe. Ninguém nota a diferença?
Quando me vinham com a história da Bela Adormecida, eu fazia sempre esta pergunta. Diziam que era uma história e mandavam-me calar. Mesmo a dormir as pessoas envelhecem, dizia eu que nunca fui muito obediente. Foi um truque das fadas boas, diziam e mandavam-me calar. As fadas são como o Pai Natal, não existem, respondia-lhes. Então, explicaram-me que a Bela Adormecida fez operações plásticas de modo a:
a) quando acordasse não apanhar um choque ao ver-se ao espelho
b) o príncipe não descobrir a sua verdadeira idade
Ainda com curiosidade perguntei se toda a família da Bela Adormecida tinha feito operações plásticas, pois as fadas tinham posto toda a gente do Castelo a dormir. Disseram-me que sim e aí obrigaram-me mesmo a calar. Nunca gostei muito desta história, faltava-lhe coerência. Até porque existe diferença de mentalidades entre uma mulher de 120 anos e um rapaz de 20. O mundo muda em cem anos. Ou não? Cem anos é um século. Ou não? Por muitas operações que a Bela Adormecida e a família fizessem, seriam sempre de outro tempo. Fiquei com isto na cabeça até hoje. Será que sou o único?


Margarida Fernandes

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente texto... que expõe um pouco do ceticismo daqueles que não querem cair no chamado "senso comum"...


Saudações transatlânticas